quinta-feira, 24 de maio de 2012

Perspectivas - Matemática

A TV Escola apresenta uma Série de quatro episódios baseada nos conteúdos do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II) e que traz uma nova proposta de ensino para professores de Matemática.

EPISÓDIO 01 - A DIETA MATEMÁTICA OU SOLUÇÃO DE SISTEMAS

O conteúdo sobre equação linear com duas incógnitas é apresentado por meio da ação comum de um adolescente, Roberto. Ao comer um sanduíche, ele se vê cercado de tabelas, gráficos e balanças que traduzem o processo de resolução de uma equação linear.
  Duração:  25 minutos

EPISÓDIO 02 - GEOMETRIA: A MATEMÁTICA DO ESPAÇO

  São apresentados vários objetos e edificações em diversas cidades do país e do mundo, destacando suas formas e ângulos. 
 Duração:  20 minutos


Apresenta a situação-problema vivenciada por João, um aluno cadeirante que estuda em uma escola de dois andares que não possui rampa. O professor de Matemática, então, propõe ao grupo desenvolver um projeto que facilite a locomoção e acesso de João a todos os ambientes do espaço escolar. 
 Duração:  18 minutos 

   
Trabalha com o conceito de padrões aritméticos, plano cartesiano, noções de variáveis e gráficos. O professor cria com os alunos um questionário para realizar uma pesquisa na escola e na vizinhança, com o objetivo de saber se existe dependência entre atitude e consciência ecológica das pessoas entrevistadas com relação a comportamentos cotidianos.
 Duração:  22 minutos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário